Classificação ( Grade )

Critérios para notas sobre estado de conservação dos discos (capa e disco):

Utilizamos a metodologia criada e desenvolvida em meados dos anos 1970, pelas publicações especializadas “Goldmine” e “Record Colllectors”, que através dos tempos se estabeleceu universalmente.

Essas notas são aplicadas majoriatriamente para vinil e capa (sempre nessa ordem). Os CDs usados podem eventuamente ter esses critérios aplicados, quando não houver a graduação indica que tudo está em ordem ou haverá algum comentario detalhado. Os livros têm comentarios detalhados quando necessário.

Mint

Absolutamente perfeito em todos os sentidos. Possívemente nunca foi tocado. Usamos com moderação esta nota.

Near Mint (NM ou M-)

Um disco quase perfeito. O vinil tocará perfeitamente, sem imperfeições durante a reprodução. Não deve mostrar sinais óbvios de desgaste, não deve ter mais do que defeitos menores, como qualquer sinal de manuseio leve. A capa do LP não deve ter vincos, dobras, emendas, recortes ou outros defeitos semelhantes perceptíveis. O mesmo deve valer para quaisquer outros encartes, como pôsteres, folha de letras, etc.

Excellent (EX)

Vinil muito bem conservado, com pouquíssimas marcas visíveis leves e superficiais que não afetam a audição. Nenhum ou mínimo ruído.
Essa nota, bem com as suas variações (EX+ e EX-) vem caindo em desuso. Você eventualmente poderá encontra-la aplicada em nosso site.

Very Good Plus (VG+)

Geralmente vale por volta de 50 a 60% do valor Near Mint. Um disco VG+ mostrará alguns sinais de que foi tocado e manuseado por um proprietário anterior que cuidou bem dele. Os defeitos devem ser mais de natureza cosmética, não afetando a reprodução real. As superfícies do disco podem mostrar alguns sinais de desgaste e podem ter leves arranhões que não afetam a audição. Ligeiras distorções que não afetam o som são aceitáveis. O selo (label) pode ter algum desgaste no anel ou descoloração, mas deve ser quase imperceptível. A capa do LP pode apresentar leves sinais de desgaste e pode ser danificada por um orifício recortado, reentrância ou canto cortado. Em geral, se não fosse por algumas pequenas coisas erradas, seria Near Mint.

Very Good (VG)

Vinil Muito Bom (VG) Geralmente vale de 25% a 40% do valor Near Mint (NM). Muitos dos defeitos encontrados em um disco VG+ serão mais pronunciados do que em um disco VG. O ruído de superfície ficará mais evidente ao tocar, especialmente em passagens suaves e durante a introdução uma música, mas não dominará a música. O desgaste do sulco começará a ser perceptível, como com arranhões leves (profundos o suficiente para sentir com a unha) que afetarão o som. O selo (label) podem estar danificadas por escrita ou ter fita adesiva ou adesivos (ou seus resíduos). O mesmo vale para capas de fotos ou capas de LPs. No entanto, não deve ter todos esses problemas ao mesmo tempo.

Good (G), Good Plus (G+)

Geralmente vale 10-20 % do valor Near Mint. Um disco em condição Good (G) ou Good Plus (G+) pode ser reproduzido sem pular. Mas terá ruído de superfície significativo, arranhões e desgaste visível do sulco. Uma capa que pode ter laterais descoladas, especialmente na parte inferior ou na lombada. Fita colante, escrita, desgaste do anel de empilhamento ou outros defeitos estarão presentes. Embora o disco possa ser reproduzido sem saltos, é quase certo que algum ruído será perceptível e talvez alguns "tiques" acompanharão a reprodução.

Poor (P), Fair (F)

Ruim (P), Razoável (F). O Vinil Geralmente vale 5% a 15% do preço Near Mint. O disco está deformado e não toca sem pular em alguma faixa ou repetir. A capa da foto está danificada pela umidade, aberta nas dobras e danificada pelo uso ou pela escrita. 
Essa nota é lamentável. Ao comprador só há interesse nesse disco caso deseje completar a coleção enquanto aguarda adquir outra cópia em melhor estado.